segunda-feira, 24 de maio de 2010

CNBB lança cartilha para eleições

Meus irmãos e minhas irmãs,
  
  Estamos em ano eleitoral e a nossa Igreja sempre presente em todas as questões que envolvem a sociedade também está atenta a este período de mudança. A exemplo de 2006, onde foi lançada uma cartilha para o voto consciente nas eleições, a CNBB produziu um novo documento com o propósito de orientar os fiéis em um momento tão importante, as eleições de 2010. Para deixar vocês atento as novidades, segue abaixo um resumo do texto retirado do Jornal "O Testemunho de Fé" (23/05 a 29/05), onde foi divulgado o lançamento da cartilha.



   
A CNBB já colocou à disposição dos eleitores a cartilha eleitoral “Eleições 2010: o chão e o horizonte”. O material foi elaborado pelo Conselho Nacional dos Leigos (as) do Brasil (Cnlb), pela Comissão Brasileira de Justiça e Paz (Cbjp), pelo Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara (Cefep), pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento (Ibrades) e pelas Pastorais Sociais da CNBB.

(...) “Votar com consciência e com critérios éticos, escolhendo as pessoas mais idôneas, mais capazes e representativas das nossas convicções é a preocupação da igreja. Que o povo não vote somente por impulso ou por uma necessidade imediata”, pediu o Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer.

(...) Os Bispos terminaram o texto com a urgência de uma profunda reforma política, e chamaram o povo para votar. “Incentivamos que todos participem e expressem, através do voto ético, esclarecido e consciente, a sua cidadania nas próximas eleições, superando possíveis desencantos com a política, procurando eleger pessoas comprometidas com o respeito incondicional à vida, à família, à liberdade religiosa e à dignidade humana”.

(...) A cartilha lançada essa semana, servirá de base para preparar e auxiliar as pessoas para as eleições desse ano. Os interessados em ter a publicação devem entrar em contato com a editora Scala pelos telefones (62) 4008-2350 ou 08007038353; pela internet no site www.cpp.com.br . O preço da cartilha é R$1.